6 Aplicativos indispensáveis para a gestão de PMEs
3 abril 2018

6 ferramentas de gestão indispensáveis para PMEs

As ferramentas digitais ocupam um lugar cada vez mais importante dentro das empresas e podem contribuir com grandes saltos no desempenho de toda a organização – por isso existem ferramentas de gestão que são indispensáveis para PMEs que afetam diversas áreas de um negócio e são fundamentais para o crescimento de empresas que adotam essas soluções tecnológicas.

Enquanto existe uma empresa que utiliza uma ferramenta para automatizar a gestão financeira e obtém relatórios em tempo real, outro gestor empresarial pode perder diversas horas da sua semana realizando um controle manual que está suscetível a erros. E o setor financeiro é apenas uma das áreas que pode se beneficiar de ferramentas para auxiliar na gestão de PMEs.

O objetivo de qualquer empresa é aumentar a eficiência, a produtividade e reduzir os custos, certo? É justamente isso que as ferramentas de gestão entregam. Se você deseja otimizar os processos internos para potencializar o rendimento empresarial, sem dúvida, esta é uma ótima maneira para você e sua empresa alcançarem esse objetivo.

Pensando nisso, separamos 6  indispensáveis ferramentas de gestão para PMEs. Confira nosso artigo e comece a otimizar o tempo no seu negócio.

Ferramentas para a moderna gestão empresarial

Até alguns anos atrás, todos os processos internos de uma organização eram feitos de forma manual. Porém, os processos manuais requerem mais mão de obra, tempo de execução e estão muito mais suscetíveis a erros. Com a criação de ferramentas digitais e com a popularização da internet, toda a gestão de uma empresa pode migrar para o mundo digital.

É cada vez maior o número de ferramentas dedicadas a auxiliar as empresas na execução de seus processos internos e obter benefícios que se tornam diferenciais competitivos entre empresas de um mesmo setor. Essas soluções possuem funções diversas – desde o armazenamento de documentos na nuvem até sistemas completos de gestão empresarial e são aplicativos indispensáveis para um boa gestão de PMEs.

Ferramentas de gestão empresarial indispensáveis para PMEs

Estamos na era tecnológica e novas tendências surgem a todo instante em um ritmo muito acelerado. É preciso estar atualizado em relação às novidades para conseguir tirar o melhor da sua empresa e otimizar os resultados obtidos, aproveitando de todos os recursos possíveis.

1. Organização de todas as tarefas que equipe tem de desempenhar

A organização das suas atividades e coordenação de toda uma equipe pode ser uma atividade bastante complexa, certo? É por isso que existem diversos aplicativos que facilitam a divisão de tarefas, o acompanhamento de projetos e a comunicação entre todos os membros da equipe.

Soluções para gerenciar atividades e otimizar a comunicação da equipe são aplicativos indispensáveis para a gestão de PMEs. Essas ferramentas de gestão trazem mais clareza na tomada de decisões do dia a dia, mais agilidade e precisão nas informações.

Uma boa gestão de empresas impede que os funcionários tenham de desempenhar várias vezes a mesma tarefa, isso economiza tempo e faz com que esses minutos ganham sejam aproveitados em tarefas importantes para o desenvolvimento da empresa.

Principais ferramentas de gestão para organização das tarefas da equipe: Asana, Slack, Wunderlist e Trello.

2. Automatização de e-mail marketing

O envio de e-mail marketing é muito importante para nutrir bons relacionamentos com o seu público e conseguir fechar mais vendas. Entretanto, enviar milhares de e-mail é um processo bastante trabalhoso, não é? Com o uso de um aplicativo para automatização de e-mail marketing esse processo fica mais simples e eficiente – com a possibilidade de segmentar facilmente a comunicação.

Através dessas ferramentas, é possível enviar o e-mail correto de acordo com o estágio da venda em que cada cliente se encontra. Além disso, o tempo economizado pelos funcionários do setor de marketing poupam no processo de enviar tantos e-mails, pode ser direcionado para realizar tarefas mais relevantes para o desenvolvimento do seu negócio.

Principais ferramentas de gestão para automatização de e-mail marketing: Mailchimp, E-GOI e Get Response.

3. Postagens em redes sociais

A utilização correta das redes sociais é uma ótima estratégia para aumentar o tráfego e ganhar visibilidade para a sua empresa. Para alcançar os melhores resultados, é possível utilizar soluções que facilitam a publicação nas principais redes sociais – com funções como o agendamento de posts.

Essas ferramentas também permitem que as postagens sejam programadas, impedindo que os responsáveis por essas postagem também esqueçam de publicar os conteúdos de interesse dos seguidores dos perfis da empresa nas redes sociais.

Os APPs para postagens em redes sociais são ferramentas de gestão indispensáveis para PMEs porque economizam tempo dos profissionais responsáveis por esta tarefa.

Principais ferramentas de gestão para postagens em redes sociais: Hootsuite, Revelabit e Buffer.

4. Armazenamento na nuvem

As inúmeras gavetas repletas de documentos estão ficando no passado. Hoje já é possível armazenar documentos e diversas outras informações na nuvem – sem ocupar espaço físico e nem mesmo consumir espaço no HD do seu computador. Além disso, pessoas autorizadas podem acessar esses dados onde quer que estejam, trazendo muito mais mobilidade nos processos de gestão da sua empresa.

Esse tipo de armazenamento também é uma maneira sustentável, pois ele faz com que o armazenamento físico de documentos seja dispensado, economizando em papel e gerando menos impressões desnecessárias, que em sua maioria, após de utilizadas se tornam apenas mais lixo para poluir o meio ambiente.

Principais ferramentas de gestão armazenamento na nuvem: Google Drive, Dropbox e Onedrive.

5. Gestão financeira completa

Entre os aplicativos indispensáveis para a gestão de PMEs, as soluções para gestão financeira ganham destaque. Isso porque a saúde financeira de uma empresa é fundamental para a sua sobrevivência e crescimento no mercado. Com o uso de ferramentas digitais é possível otimizar esse processo – evitando erros e gerando informações úteis para a gestão.

Principais ferramentas de gestão para controle financeiro: MoneyWise, ZeroPaper e Guia Bolso.

6. Sistema de gestão empresarial (ERP)

O ERP, ou sistema de gestão empresarial, é uma ferramenta capaz de controlar todas as informações de gestão de uma empresa, integrando todos esses dados em uma só plataforma, por isso, está entre os 6 aplicativos indispensáveis para gestão de PMEs. Com o cruzamento de informações compras, vendas, estoques, contabilidade, marketing e diversos outros processos internos, é possível aumentar o seu poder de decisão.

Um ponto importante para analisar antes de escolher o melhor ERP para o seu negócio é verificar se possui todas as funcionalidades que são importantes para a gestão da sua empresa. Além disso, é preciso observar se o sistema é online, ou seja, se pode ser acessado por meio de qualquer dispositivo com internet e oferece a mobilidade necessária para a gestão do seu negócio.

Principais ferramentas de gestão empresarial (ERP): 1CLIC, SAP e Oracle.

Você já utiliza algum dessas ferramentas de gestão indispensáveis para PMEs? Gostou das dicas apresentadas neste artigo? Deixe o seu comentário!

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça 6 aplicativos indispensáveis para a gestão de PMEs, torne seu dia a dia muito mais ágil e aumente a produtividade da sua empresa.