1 novembro 2018

Gestão do agronegócio: como escolher o ERP ideal?

Escolher um software que cuidará da sua gestão do agronegócio e armazenará todos os seus dados é uma tarefa e tanto. Você deve estar pensando em que critérios usar para determinar se este ou aquele sistema de gestão empresarial é melhor, qual a empresa que possui a tecnologia que você precisa ou que se adequaria melhor ao seu negócio.

Para te auxiliar nesta missão, separamos alguns critérios que são de grande ajuda para quem está procurando implantar um ERP ou trocar o sistema antigo e desatualizado por um novo para auxiliar na gestão do agronegócio. Para que os erros e dúvidas na hora da escolha sejam minimizados, e você possa proporcionar uma gestão do agronegócio mais efetiva para a sua empresa, siga as dicas abaixo.

• Qual é o ERP  adequado para gestão do meu agronegócio?

Muito mais do que nas outras formas de comércio, na hora de se escolher o sistema de gestão do agronegócio, é fundamental saber se o módulo deste sistema de gestão empresarial possui todas as funções necessárias para trabalhar no mercado agrícola.
Um sistema de gestão empresarial utilizado em outros segmentos não tem necessidade de possuir uma tela específica que mostre o Saldo do Silo, ou mesmo informações sobre Romaneio, ou seja, é fundamental saber se esses sistemas possuem todas as funções necessárias para gestão do agronegócio. O mesmo acontece em sistema de gestão empresarial específicos para o agronegócio, que não possuem funções utilizadas em outros segmentos do mercado.
Mesmo que esteja bem claro, é sempre válido repetir, não basta possuir todas as funções, ele precisa integrá-las no mesmo lugar, facilitando a busca de informações importantes da empresa, informações essas, que podem ser utilizadas para gerar relatórios gerenciais, que são fundamentais para se ter controle do que está acontecendo em todas as áreas da empresa.

• Existem softwares que permitem que eu acesse meus dados fora da empresa?

Tudo está cada vez mais rápido, e as pessoas estão constantemente conectadas na internet, seja para trabalhar, resolver pendências, que vão muito além do lazer.

Para aparecer crises e problemas, não existe hora e nem lugar.
Por isso, na hora da escolha do seu sistema de gestão empresarial, dê preferência a um software que possa ser acessado a qualquer hora, em qualquer lugar, e obviamente de qualquer dispositivo, em especial em dispositivos móveis.
Não é sempre que temos um notebook ou computador em mãos, e a possibilidade de acessar nossas informações por meio de tablets, smartphones e outros dispositivos móveis, nos dias de hoje é fundamental.
Uma tecnologia que se adapte a estes dispositivos é imprescindível na gestão do agronegócio. Leve em consideração a tecnologia que esta empresa emprega na hora de escolher qual sistema irá te auxiliar a gestão do agronegócio da sua fazenda.

Um sistema de gestão empresarial compatível com dispositivos móveis permite que você acesse as suas informações de qualquer lugar e a qualquer hora, não deixando você refém do seu ambiente d trabalho para resolver suas pendências.

• Já possuo um sistema de gestão específico para o setor financeiro, preciso ter dois sistemas de gestão empresarial a partir de agora?

Quando surge a necessidade de adotar um Sistema de Gestão Empresarial para auxiliar na gestão do agronegócio, muitas empresas que optam por este recurso, já possuem um software de gestão utilizado apenas para fazer o controle do setor financeiro, e na maioria dos caos, são ferramentas um pouco mais rudimentares do que um sistema de gestão empresarial com capacidade de englobar todos os processos da empresa.
Troque este sistema que atende apenas um setor específico da sua empresa, por um sistema de gestão empresarial avançado, que integra em um só lugar todas as informações necessárias para realizar a gestão do agronegócio de forma completa e emitir relatórios gerenciais com dados importantes da sua empresa.
Ele consegue gerenciar seu fluxo de caixa, suas contas a pagar e receber, auxiliar no balanço contábil da empresa, controle de estoque de terceiros e em terceiros, gerenciar os grãos presentes no silo, gerar notas fiscais eletrônicas do produtor rural e demais funções diárias financeiras e administrativas, como gestão de logística, compras, emissão do receituário agronômico, de romaneio e afins.

• Como eu saberei se esse sistema poderá ajudar nas demandas que eu tenho?

É importante fazer uma varredura nas falhas que o seu empreendimento apresenta, como por exemplo, se a empresa vem apresentando um grande índice de desperdício, o ERP a ser escolhido deve possuir uma boa gestão de estoque.
Para que se descubra onde está acontecendo o erro, seja na entrada da mercadoria do fornecedor, se algum produto está sendo comprado em excesso, ou na saída de determinada mercadoria da empresa.
Caso o problema esteja nas finanças, se o caixa não estiver batendo, se atente ao financeiro, se é funcional e se atende todas as suas necessidades, para ter certeza que está sendo feita uma gestão do agronegócio completa.

• Que critérios devo usar na hora de escolher a empresa que fornece o ERP?

Um dos primeiros aspectos a ser observados na escolha do fornecedor do sistema, é a relação entre as duas empresas, pois, elas vão conviver por um bom tempo.
É importante também considerar se a empresa fornece treinamento para os usuários, bem como, se o desenvolvedor do ERP possui uma boa equipe de suporte para auxiliar quando algo não sai como planejado, principalmente logo após a implantação.
A prioridade não deve ser o valor, mas a funcionalidade, pois como qualquer outro produto, o barato pode custar caro.
Observe se este sistema e a empresa que o oferece está por dentro das novidades tecnológicas e se encontra em processo de evolução e atualização constante.
Nunca esqueça que adquirir um sistema que não se renova, não se atualiza, e nem melhora, é jogar tempo e dinheiro fora.
Outra questão significativa é se a empresa possui um bom nome na praça e profissionais qualificados para atender a todas as demandas no sistema que você possa ter eventualmente, especialmente com relação ao financeiro, estoques e logísticas, tarefas diárias na gestão do agronegócio.

E para que não haja erros neste passo crucial de escolha, é de suma importância entrar em contato com uma empresa que atue na área de TI e esteja há muito tempo no mercado, como nós da Ren9ve Softwares que somos referência no assunto.
Além da implantação do nosso ERP360Agro, nós também disponibilizamos uma completa estrutura de suporte atendimento aos nossos clientes, com ótimo custo benefício, equipe multidisciplinar, profissionalmente capacitada e preparada para sanar todas as suas dúvidas, sempre disponibilizando o melhor atendimento e oferecendo o que há de mais tecnológico em ERP.
Conheça nossa empresa, nosso Software e nossa equipe. Aguardamos você!

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *