No dia 5 de fevereiro é comemorado o dia internacional da internet segura. O Safer Internet Day, é uma iniciativa que tem como objetivo principal unir diferentes órgãos públicos ou privados para promover o uso seguro e consciente da internet, visando sempre demonstrar a importância de que se uso seja sempre responsável e ético, em qualquer local ou circunstância em que a internet esteja sendo usada.

A data foi criada pela Rede Insafe na Europa há cerca de 15 anos, e hoje mais de 140 países mobilizam seus usuários e instituições a respeito da data e incentivam o uso livre e seguro da internet. O dia da internet segura conscientiza sobre diversas práticas, desde o cyberbulling, até o uso responsável das mídias sociais e a prevenção de crimes virtuais.
Nós aqui da Elevor apoiamos e incentivamos para que todos utilizem a internet da forma mais segura e agradável possível. Você sabe proteger os seus dados na rede?

Veja agora 7 dicas de como proteger os dados da sua empresa:

1. Use um gerenciador de senhas

Existem gerenciadores de senha que criam aleatoriamente senhas longas e únicas, para qualquer uma de suas contas online. A maioria dos usuários da internet opta por senhas curtas, fáceis e as utilizam para diversas contas.

Caso uma dessas senhas sejam descobertas por criminosos virtuais, sua segurança está totalmente comprometida, levando em consideração que com a penas uma senha é possível acessar boa parte de suas contas, desta forma, tenha muita atenção ao escolher a sua senha.

2. Mantenha seus dispositivos atualizados

Seus dispositivos devem estar sempre atualizados nas versões mais recentes disponíveis. Empresas de hardware e software estão sempre lançando novas atualizações, tanto para oferecer uma experiência moderna e tecnológica para seus usuários quanto para corrigir possíveis falhas na segurança.

Para sua maior proteção, tanto em seu computador quanto em seu celular, utilize sempre programas originais e os mantenha atualizados, pois muitas vezes em que faz uso de um software pirata sua máquina é infectada e o hacker tem acesso a tudo, desde informações pessoais e financeiras, até senhas, imagens, documentos, histórico de navegação e demais dados privados.

3. Cuide das informações da sua empresa

Tenha um software de gestão empresarial que seja web é hospedado em servidores na nuvem, oferecendo diversas funcionalidades para aumentar a segurança. Usar um sistema web garante que os dados da sua empresa não sejam perdidos, já que mídias físicas podem sofrer todo tipo de avaria.

Sistemas de gestão empresarial garantem segurança das informações. Por exemplo aqui na Elevor, para desenvolver o ERP360, utilizamos o Hash para proteger as senhas de nossos usuários, desta forma, o sistema não precisa armazenar as senhas em texto puro e legível, pois elas estão criptografadas por uma série de caracteres com comprimento fixo. Nosso sistema é acessado através de computação em nuvem disponível apenas por VPN.

4. Evite links duvidosos

Não clique em e-mails que você não conhece o remetente, ou em newsletters que você não se inscreveu. É muito comum que computadores sejam invadidos desta forma, a pessoa recebe um e-mail que a induz a clicar em um link e acaba fazendo o download de vírus para o seu computador ou dispositivo móvel.

5. Cuidado redobrado em sites que você não está habituado a navegar

Não disponibilize suas informações em sites desconhecidos, compre em sites com boa reputação, caso você decida comprar mesmo sem conhecer esse endereço eletrônico ou sem possuir indicações de pessoas de sua confiança que compraram neste e-commerce, utilize um número de cartão temporário, a maioria dos bancos oferece esse serviço, converse com o seu gerente sobre a disponibilidade.

Tome cuidado, muitos criminosos virtuais usam sites falsos fingido ser sites conhecidos para atrair e enviar vírus para as pessoas, ou roubar suas informações sigilosas.

6. Redes de internet

Não entre em redes de internet wireless desconhecidas ou que não exigem senha. Existem redes de WiFi que parecem ser legítimas, nomeando pontos de acesso com provedores de serviços de Internet, usando termos com “grátis”, “gratuito”, “aberta” ou “free”.

Após a conexão, os criminosos digitais conseguem visualizar tudo o que você está fazendo na internet, desde nomes de usuários, senhas e informações financeiras.

7. Invista em um antivírus

Use uma solução de antivírus efetiva para prevenir seu computador e dispositivos móveis de vírus. Esses programas impedem que malwares se instalem em seu computador e sempre que encontram uma atividade ou um arquivo suspeito, eles avisam o usuário sobre uma possível chance de infectar sua máquina.

Conheça todas as funcionalidades que desenvolvemos para a sua segurança ao utilizar nosso sistema, além de todas as soluções que criamos para facilitar o seu dia a dia e a gestão da sua empresa. Estamos lhe aguardando!