7 agosto 2018

Como você controla a força de vendas?

Como a sua empresa tem controlado a força de vendas? O objetivo de todas as organizações é alcançar o maior número de negócios fechados, certo? Para que isso aconteça, é fundamental que o processo de venda seja bem estruturado – com informações integradas e de fácil acesso por todos os envolvidos na atividade comercial dentro da sua empresa.

Imagine que existam apenas 50 unidades de uma determinada mercadoria em estoque na sua empresa. Na mesma tarde, dois vendedores diferentes fecham vendas de 35 unidades cada, totalizando 70 mercadorias vendidas. A sua empresa passa a ter um problema para entregar as 20 unidades que faltam, não é? Em muitos casos, será necessário fazer um pedido urgente e arcar com valores mais elevados de entrega.

É impossível escolher vender apenas para um de seus clientes e deixar o outro na mão. Isso faria com que a reputação de empresa responsável mantida pela sua empresa ficasse manchada, abrindo a possibilidade destes clientes de buscarem esse produto em alguma empresa concorrente, que possua em seu estoque, o número de mercadorias necessárias para suprir as demandas desses clientes.

Esse é apenas um exemplo que ilustra a importância de avaliar como a sua empresa controla a força de vendas para  evitar surpresas, desperdícios e principalmente potencializar os resultados comerciais da sua empresa.

Como a sua empresa controla a força de vendas?

Pense em um potencial cliente e que este cliente possui um certo interesse em algum dos seus produtos, mas ainda não tomou a sua decisão definitiva sobre a compra. Durante a manhã, um dos seus vendedores faz uma ligação para tentar convencê-lo a realizar uma compra e não é bem-sucedido. Se um outro vendedor entrar em contato com esse mesmo usuário durante a tarde, são grandes as chances que ele fique insatisfeito e ainda mais distante de decidir optar pela compra.

A coordenação dos processos de venda é um elemento fundamental para gerar mais negócios bem-sucedidos para a sua empresa. Toda a força comercial precisa estar integrada e consciente das atividades que devem ser desenvolvidas por todos os envolvidos nos processos de vendas. Para que isso aconteça, as informações de qualidade são determinantes.

Para que você consiga avaliar como a sua empresa tem feito o controle da força de vendas e se esse controle está sendo efetivo, confira alguns dos aspectos que merecem a sua atenção na hora de cuidar do setor comercial do seu empreendimento:

  • Estruturação de qualidade dos processos de venda: Ter os processos de venda bem estruturados é muito importante para que toda a equipe do setor comercial saiba exatamente quais são as ações que devem ser executadas – reduzindo o tempo ocioso e aumentando a efetividade das abordagens ao cliente, trazendo resultados positivos para a sua empresa, com um crescimento significativo nas vendas.
  • Conhecimento pleno sobre os clientes que a sua empresa possui: Toda a força de vendas tem de estar voltada para a satisfação do seu cliente. Ou seja, toda a equipe comercial precisa ter um domínio total sobre as principais necessidades e objeções do cliente para realizar abordagens certeiras, colocando as necessidades dos seus consumidores em primeiro lugar, fazendo tudo o que for possível para suprir essas demandas.
  • Gerenciamento da sua equipe comercial: O gestor precisa saber como gerenciar a equipe e acompanhar os resultados alcançados para potencializar o desempenho do setor comercial. Para isso, é importante a utilização de ferramentas que permitem o acompanhamento das atividades de vendas em tempo real, esteja sempre atento ao que acontece nesse segmento do seu empreendimento, observe que ações são efetivas no processo das vendas e as repita, e evite replicar as ações que não tiveram o resultado desejado.
  • Integração das informações entre os setores: Uma empresa que controla a força de vendas de forma eficiente consegue integrar as informações comerciais com os demais setores da empresa. É possível acessar informações sobre pedidos de vendas, notas fiscais, finanças, estoque, contabilidade, logística de entrega entre outras. O que agiliza e facilita o processo de vendas, o que faz com que mais negócios possam ser fechados em um período mais curto de tempo.
  • Gestão de pedidos e de ordens de serviço: Outro fator importante na hora de gerenciar a força de vendas de uma empresa é o controle sobre os pedidos e ordens de serviço – realizando o acompanhamento da entrega para o cliente para garantir a sua satisfação. Ter esses aspectos organizados é fundamental para o desempenho e agilidade dentro dos processos de venda, aumentando o número de negócios fechados.

A importância da utilização de soluções digitais

Acabamos de abordar diversos fatores que contribuem para descobrir se a sua empresa controla a força de vendas da melhor forma possível, ou seja, se as suas ações têm trazido os efeitos que esperados. Porém, é somente por conta da evolução da tecnologia que se tornou possível realizar um controle tão rigoroso e lidar com as informações de forma facilitada.

Existem plataformas de gestão que permitem o controle completo da empresa, que aumentam a produtividade e melhoram o desempenho de toda a sua organização. Com todas as informações integradas, os processos de vendas também se tornam muito mais simples, ágeis, eficientes e os profissionais desse setor podem trabalhar com informações mais precisas.

Utilizar um sistema de gestão empresarial diminui significativamente o desperdício dentro do estoque, o que faz com que a empresa economize muito do seu capital. Essa inciativa também reduz os riscos de falha humana. Esses sistemas de gestão empresarial também são a iniciativa perfeita para conseguir integrar em um só lugar todos os processos da empresa.

O ERP360 é um software para gestão empresarial completo, que reúne diversas funcionalidades relacionadas diretamente à força de vendas. Com um aplicativo para smartphone, todos os vendedores da sua equipe podem realizar os seus pedidos de vendas e consultar informações relacionadas ao cadastro de clientes, estoque, fiscal, finanças, entre outras, todas integradas neste único local, com a possibilidade de acessar essas informações em qualquer lugar, sendo um elemento fundamental para facilitar o processo de vendas.

Além de facilitar o dia a dia dos vendedores da empresa, o gestor comercial também possui mais controle sobre todas as operações que acontecem dentro da área de venda. Trata-se de uma ótima forma de aumentar a eficiência para fechar mais negócios e aumentar o faturamento da sua empresa e a produtividade do seu setor comercial, elementos fundamentais para fazer com que a empresa cresça e fature muito mais.

E então, você tem alguma dica sobre como a sua empresa controla a força de vendas? Você gostaria de conhecer melhor as funcionalidades do ERP360 e saber como ele pode gerenciar e organizar todos os setores da sua empresa? Visite o nosso site!

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