Você está pensando em contratar um ERP para organizar a sua empresa mas não sabe quais são os principais fatores que precisa analisar antes de tomar a sua decisão? Essa é uma dúvida muito comum entre todos os gestores que procuram a modernização da gestão empresarial.

Em meio a tantas soluções em gestão empresarial disponíveis no mercado, existe uma preocupação para que seja tomada a melhor decisão em tudo o que uma empresa faz, por isso, grande parte das empresas opta por contratar um ERP que auxilie na organização do negócio, trazendo mais tecnologia para o dia a dia desses empreendimentos.

Um ERP é uma ferramenta digital de gestão empresarial que faz a integração entre todos os processos operacionais de uma empresa, incluindo contabilidade, financeiro, vendas, estoques, cadastro e relacionamento com os clientes e demais operações.

Reunindo todas esses dados em uma só plataforma se torna além de possível, muito fácil acessar informações sempre atualizadas e precisas para embasar a tomada de decisão, em todos os setores da empresa.

Além disso, os ganhos de contratar um ERP incluem o aumento da produtividade, redução de custos, automação de processos manuais, integração dos processos internos, acesso a informações gerenciais úteis, entre diversos outros benefícios que as empresas que contratam esses serviços conseguem obter.

Tudo isso pode ser acessado facilmente com o uso de um ERP de qualidade, que fornece dados atualizados e precisos para acompanhar bem de perto cada setor do seu negócio.

No artigo abaixo você pode conferir quais são os pontos que merecem a sua atenção antes de contratar um ERP para acertar na escolha e poder se aproveitar de todos os benefícios que esses sistemas de gestão empresarial trazem para o seu empreendimento.

6 pontos que você precisa analisar antes de contratar um ERP

Contratar um ERP está entre as maiores prioridades dos gestores empresariais por conta de todos os benefícios oferecidos por essas ferramentas de gestão empresarial. Entretanto, é preciso fazer uma avaliação criteriosa em relação às funcionalidades disponibilizadas pelas soluções – que podem variar bastante e afetar a qualidade da gestão na sua empresa.

Fique atento se o ERP selecionado possui todas as funções que você e a sua empresa necessitam.Para acertar na sua escolha, confira 6 pontos que você precisa analisar antes de contratar um ERP:

1. Recursos oferecidos pelo sistema de gestão empresarial

O primeiro dos pontos que você deve analisar antes de contratar um ERP é a gama de recursos oferecidos pela empresa que fornece o Sistema de Gestão Empresarial para sua.

Apesar de todos os ERP’s possuírem objetivos semelhantes, as funcionalidades de cada plataforma podem ser muito distintas, algumas delas podem não se encaixar no seu modelo de negócio e outras podem não existir neste sistema de gestão empresarial e deixar que você não possua determinado campo que ajude você a suprir suas necessidades.

Veja quais são os principais recursos que você pode encontrar em um ERP de alta qualidade:

    • Gestão de estoques;
    • Controle dos processos comerciais;
    • Integração contábil;
    • Gestão da força de vendas;
    • Integração interna completa;
    • Clareza no controle operacional;
  • Facilitação do relacionamento com o cliente.

2. Foco no seu setor de atuação

Imagine que você vai contratar um ERP que tenha funcionalidades muito específicas para as empresas do comércio, com recursos completos de controle de estoque, mas não contempla as prestadoras de serviço, tão pouco possui funções que auxiliam a desempenhar as tarefas do dia a dia dentro desses empreendimentos.

Se você gerencia uma empresa prestadora de serviços, não teria por que pagar por vários recursos que não utilizará, não é?

Existem alguns ERP’s que são focados apenas em algumas áreas de atuação, enquanto os demais são capazes de suprir todas as necessidades de empresas de diferentes segmentos de negócio.

Procure descobrir quais são as funcionalidades do ERP que realmente podem contribuir para otimizar a gestão do seu negócio, dando preferência aos softwares que possuam todas as funcionalidades necessárias para administrar as empresas deste determinado segmento.

Um sistema de gestão empresarial que tenha foco para o seu nicho de mercado, potencializa os seus resultados, pois, se um sistema de gestão empresarial conta com funções desnecessárias para a organização da sua empresa.

Com o excesso de funções desnecessárias para a sua empresa, fica muito mais fácil para os seus funcionários de confundir em que locais essas informações devem ser lançadas, causando erros, que podem comprometer o gerenciamento dos dados, causando retrabalho e demais problemas que esses equívocos trazem.

3. Conexão entre toda a empresa

Um dos grandes benefícios gerados com a utilização de um sistema de gestão empresarial é a integração entre todos os setores da empresa.

As informações geradas pelo setor financeiro podem ser utilizadas na contabilidade, as informações do controle de estoque ajudam a equipe comercial, assim como, na emissão de notas fiscais eletrônicas, e todas as informações podem ser combinadas para gerar dados gerenciais atualizados, úteis e precisos.

Portanto, um dos pontos que você precisa analisar antes de contratar um ERP é como essa conexão é colocada em prática. Quanto maior for a integração das informações, maior é o aumento da produtividade e redução do retrabalho, contribuindo para a organização dos processos internos.

Possuindo todas as informações importantes no mesmo local, poupando tempo, fazendo com que os colaboradores possam usar o seu tempo desempenhando tarefas muito mais importantes para o crescimento e desenvolvimento da empresa.

4. Preocupação com o crescimento empresarial

É muito importante que você encontre um ERP que esteja realmente comprometido com o crescimento do seu negócio. Mais do que reunir diversas ferramentas úteis na gestão, é necessário assegurar que a desenvolvedora do ERP está dedicada em oferecer as melhores soluções para alavancar os resultados da sua empresa.

Uma empresa que utiliza um sistema de gestão empresarial para auxiliar na organização do seu negócio, consegue emitir relatórios gerenciais com agilidade e precisão. Esses relatórios são fundamentais para acompanhar o desenvolvimento da empresa em determinados períodos de tempo, podendo comparar valores e resultados que a empresa apresenta durante determinados momentos.

5. Segurança da informação

Você insere diversas informações sigilosas da sua empresa em um ERP, certo? Por esse motivo, outro ponto que merece atenção especial antes de contratar um ERP é em relação à segurança da informação para garantir que os dados empresariais estejam seguros.

Tenha certeza que a empresa que você escolheu para ser responsável por fornecer o seu sistema de gestão empresarial, tenha um software confiável e que mantenha a sua empresa segura tanto contra invasões. quanto contra a perda de dados. Escolha um sistema que tenha um back up de qualidade, fazendo com que nada do que for lançado neste software seja perdido.

6. Suporte ao cliente

Uma empresa que presta suporte ao cliente torna ainda mais simples a utilização adequada do ERP. Para todas as empresas que buscam tirar o máximo da solução contratada e potencializar os resultados da empresa, é fundamental contratar um ERP que oferece suporte completo aos seus clientes e solucionam todas as dúvidas e problemas rapidamente.

Você já conhecia todos esses pontos que você precisa analisar antes de contratar um ERP? O ERP360 reúne as principais características de uma solução que pode levar o seu negócio ao sucesso. Confira todos os recursos do ERP360 em nosso site!

Veja Também