30 julho 2018

6 pontos para analisar ao contratar um ERP

Você está pensando em contratar um ERP mas não sabe quais são os principais fatores que precisa analisar antes de tomar a sua decisão? Essa é uma dúvida muito comum entre os gestores que procuram a modernização da gestão empresarial.

Em meio a tantas soluções disponíveis no mercado, existe uma preocupação para que seja tomada a melhor decisão.

Um ERP é uma ferramenta digital de gestão empresarial que faz a integração entre todos os processos operacionais de uma empresa, incluindo contabilidade, financeiro, vendas, estoques, relacionamento com os clientes e operações. Reunindo todas essas informações em uma só plataforma se torna possível acessar informações sempre atualizadas para embasar a tomada de decisão.

Além disso, os ganhos de um ERP incluem o aumento da produtividade, redução de custos, automação de processos manuais, integração dos processos internos, acesso a informações gerenciais úteis, entre diversos outros. Tudo isso pode ser acessado facilmente com o uso de um ERP de qualidade.

Neste artigo você pode conferir quais são os pontos que merecem a sua atenção antes de contratar um ERP para acertar na escolha.

6 pontos que você precisa analisar antes de contratar um ERP

Contratar ERP está entre as maiores prioridades dos gestores empresariais por conta de todos os benefícios oferecidos por essas ferramentas. Entretanto, é preciso fazer uma avaliação criteriosa em relação às funcionalidades disponibilizadas pelas soluções – que podem variar bastante e afetar a qualidade da gestão na sua empresa.

Para acertar na sua escolha, confira 6 pontos que você precisa analisar antes de contratar um ERP:

1. Recursos oferecidos

O primeiro dos pontos que você deve analisar antes de contratar um ERP é a gama de recursos oferecidos. Apesar de todos os ERP possuírem objetivos semelhantes, as funcionalidades de cada plataforma podem ser bastante diferentes. Veja quais são os principais recursos que você pode encontrar em um bom ERP:

  • Gestão de estoques;
  • Controle dos processos comerciais;
  • Administração financeira;
  • Integração contábil e fiscal;
  • Gestão da força de vendas;
  • Relatórios e indicadores gerenciais;
  • Integração interna completa;
  • Clareza no controle operacional;
  • Facilitação do relacionamento com o cliente.

2. Foco no seu setor de atuação

Imagine que você contrate uma plataforma que tenha funcionalidades muito voltadas para as empresas do comércio, com recursos completos de controle de estoque, mas não contempla as prestadoras de serviço. Se você gerencia uma empresa prestadora de serviços, não teria por que pagar por vários recursos que não utilizará, não é?

Existem alguns ERP que são focados apenas em algumas áreas de atuação, enquanto outros conseguem suprir as necessidades de empresas de diferentes segmentos. Procure descobrir quais são as funcionalidades do ERP que realmente podem contribuir para otimizar a gestão do seu negócio.

3. Conexão entre toda a empresa

Um dos grandes benefícios gerados por um ERP é a integração entre todos os setores da empresa. As informações geradas pelo setor financeiro podem ser utilizadas na contabilidade, as informações do controle de estoque ajudam a equipe comercial e todas as informações podem ser combinadas para gerar dados gerenciais atualizados.

Portanto, um dos pontos que você precisa analisar antes de contratar um ERP é como essa conexão é colocada em prática. Quanto maior for a integração das informações, maior é o aumento da produtividade e redução do retrabalho, contribuindo para a organização dos processos internos.

4. Preocupação com o crescimento empresarial

É muito importante que você encontre um ERP que esteja realmente comprometido com o crescimento do seu negócio. Mais do que reunir diversas ferramentas úteis na gestão, é necessário assegurar que a desenvolvedora do ERP está dedicada em oferecer as melhores soluções para alavancar os resultados da sua empresa.

5. Segurança da informação

Você insere diversas informações sigilosas da sua empresa em um ERP, certo? Por esse motivo, outro ponto que merece atenção especial antes de contratar um ERP é em relação à segurança da informação para garantir que os dados empresariais estejam seguros.

6. Suporte ao cliente

Uma empresa que presta suporte ao cliente torna ainda mais simples a utilização adequada do ERP. Para todas as empresas que buscam tirar o máximo da solução contratada e potencializar os resultados da empresa, é fundamental procurar por um ERP que oferece suporte completo aos seus clientes e solucionam todas as dúvidas e problemas rapidamente.

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