21 agosto 2018

Como aumentar a produtividade da empresa?

Aumentar a produtividade da empresa significa alcançar resultados eficientes com uma necessidade menor de recursos e de tempo. É por essa razão que aumentar a produtividade da empresa é uma ação que anda de mãos dadas com a redução de custos – gerando impactos significativamente positivos para os resultados alcançados por uma organização.

Entretanto, muitos empresários ficam perdidos em meio às estratégias para aumentar a produtividade. Não é incomum vermos casos de ações para diminuição de custos que geram a perda de qualidade dos processos ou situações em que os processos internos se tornam ainda mais complexos e burocráticos, fazendo com que a empresa ao invés de se tornar mais prática a rápida, acabe perdendo muito tempo em ações que não são tão importantes assim.

O segredo para aumentar a produtividade da empresa está na simplicidade. Neste artigo veremos como você pode colocar esses conceitos em prática, de maneira rápida, prática e efetiva. 

Dicas para aumentar a produtividade da empresa

Nem sempre é necessário fazer mudanças drásticas para conseguir aumentar a produtividade da empresa. Com conhecimento sobre os fatores que podem influenciar nas operações internas, basta fazer alguns ajustes para elevar os resultados alcançados pelo seu negócio.

Veja algumas das dicas que você pode aproveitar no caminho para aumentar a produtividade da empresa:

Estruture os processos internos

Apesar de parecer bastante lógico, muitos empresários não dão a atenção devida à estruturação correta dos processos internos que a sua empresa executa. Quando os profissionais responsáveis por colocar em prática as atividades da sua empresa não sabem como devem executar o seu trabalho, a tendência é que a produtividade fique lá embaixo e os gastos lá em cima.

Imagine que os processos de controle sobre as entradas e saídas de mercadorias da empresa não estejam estruturados claramente. No momento em que demora dois dias para que os controles de estoque sejam atualizados, várias decisões equivocadas podem ser tomadas neste período – afetando o desempenho de toda a organização.

Por outro lado, um passo a passo bem definido sobre todas as rotinas a serem executadas nas movimentações de mercadorias da empresa garante que as informações estejam sempre atualizadas. Com base nisso, as atividades fluem com mais agilidade e menos recursos são utilizados de forma equivocada, diminuindo o risco prejuízos nesses processos.

Combata os fatores que afetam a produtividade da sua empresa

Existem muitos fatores que afetam a produtividade da sua empresa sem que você nem ao menos perceba. Desta forma, se você deseja aumentar a produtividade da empresa é fundamental combatê-los de forma adequada, o mais rápido possível. Veja quais são os principais desses fatores nocivos nos seus processos:

  • Retrabalho. Quando vários profissionais diferentes precisam executar tarefas muito semelhantes, a empresa perde muito tempo com processos de retrabalho. Ao eliminar esse problema, as operações fluem rapidamente e com menos chances de erros, além poder aproveitar alguns desses funcionários em outras funções muito mais importantes para o funcionamento da sua empresa.
  • Interferências externas. Quanto maior é o número de interferências na rotina dos seus trabalhadores, menor é a sua produtividade. Portanto, os processos precisam ser estruturados de forma que a incidência de interferências seja reduzida e os seus funcionários consigam continuar produzindo sem sofrer interrupções.
  • Excesso de burocracia nos processos. É muito importante questionar todos os processos internos que são executados apenas por uma questão de rotina. Quanto menor for a burocracia que acompanha as atividades da empresa, maior é a produtividade que pode ser alcançada, quanto menor a burocracia, menos tempo os funcionários gastam nessas atividades burocráticas, sobrando mais tempo para se dedicar a atividades que realmente importam.
  • Ociosidade. Esse aspecto é muito fácil de enxergar: todo o tempo que os trabalhadores ficam ociosos representa uma queda na produtividade. Monitorar o desempenho individual dos funcionários é uma boa solução para minimizar esse problema, a procrastinação é algo muito comum dentro das empresas, independentemente do seu porte, tome cuidado com os funcionários que se dispersam facilmente e não mantém o foco no trabalho a ser feito.
  • Atividades manuais. Com a possibilidade de automatizar processos utilizando os avanços tecnológicos, continuar baseando as atividades da empresa em processos manuais mantém a produtividade abaixo do que seria possível, além de aumentar a possibilidade da ocorrência de erros ocasionados por falha humana.

Integre os setores da sua empresa

A sinergia entre todos os setores da organização é um atributo responsável por aumentar a produtividade da empresa. Quando todos trabalham para alcançar um mesmo objetivo e estão engajados para obter os melhores resultados, toda a empresa, clientes, colaboradores e demais envolvidos saem ganhando.

Uma organização que funciona com esse espírito é o sonho de qualquer gestor! Para que isso aconteça, você pode garantir que todas as atividades estejam integradas – conectando-as em todos os setores e eliminando as barreiras na comunicação. Para eliminar essas barreiras, você pode começar fazendo com que todos os dados da empresa possam se encontrados em um único local, fazendo com que a emissão de relatórios gerenciais sejam feita com mais agilidade, qualidade e precisão.

Invista na tecnologia para fazer a gestão da sua empresa

A tecnologia pode ser a sua grande aliada para aumentar a produtividade da empresa. Por que continuar apostando em processos manuais quando é possível automatizar as atividades internas e obter ganhos de tempo e recursos, além de diminuir o risco de falha humana de maneira significativa?

Não é necessário preencher todas as notas fiscais manualmente e inseri-las uma a uma no sistema contábil, financeiro e de controle de estoques. Com o uso de um software de gestão essa nota fiscal é preenchida dentro da própria plataforma – que já envia essas informações automaticamente para todos os controles e gerada de forma completamente eletrônica.

Assim como acontece na rotina de emissão de nota fiscal, vários outros processos internos podem se beneficiar dessas tecnologias. Com isso, os seus funcionários perdem menos tempo com atividades manuais e podem se dedicar a rotinas estratégicas, e demais processos mais importantes para a sua organização.

Ter um controle total e automatizado do estoque também é um passo fundamental para aumentar a produtividade da empresa, tendo em vista, que um estoque bem organizado diminui o desperdício na aquisição de novas mercadorias desnecessárias, assim como, faz com que o colaborador volte o seu tempo e atenção para atividades realmente importantes para o seu negócio e que possam ajudar na hora de aumentar a produtividade da empresa e diminuir despesas.

Você gostou das dicas para aumentar a produtividade da empresa? Como a sua empresa está aproveitando as novas ferramentas digitais disponíveis? Você tem alguma outra dica para fazer com que a sua empresa e os seus colaboradores produzam mais? Deixe o seu comentário!

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *