9 maio 2018

Boletos e conciliação bancária, facilite essa tarefa

Por ren9ve em Gestão Financeira

A sua empresa trabalha com a emissão de boletos e conciliação bancária? Muitas microempresas enfrentam dificuldades para efetuar o controle sobre os recebimentos de vendas efetuadas para clientes com o uso dos boletos – causando uma grande confusão nos controles financeiros e prejudicando o fluxo de caixa.

No mercado competitivo em que as empresas estão inseridas existe uma grande necessidade de mostrar diferenciais ao cliente, certo? Até mesmo a diversificação das formas de pagamento pode ser um fator decisivo: cartão de crédito, transferência bancária, boletos bancários e serviços de cobrança externos são alternativas muito comuns.

Mas depois de feita a emissão dos boletos, como você pode controlar o recebimento dos valores devidos? Quando falamos sobre a emissão de boletos para poucos clientes pode ser fácil controlar manualmente, mas imagine a bagunça causada por dezenas de vendas mensais.

Neste artigo veremos como você pode facilitar a tarefa de emissão de boletos e conciliação bancária. Confira.

Como funciona a conciliação bancária?

A conciliação bancária é o comparativo das movimentações que acontecem em uma conta bancária com os controles financeiros internos de uma empresa. Essa rotina é fundamental para evitar informações equivocadas nos controles financeiros – geralmente em decorrência de operações com cheques,  transferências bancárias ou pagamentos em boleto.

Quando você faz a venda de um produto e recebe o pagamento à vista em dinheiro é muito simples manter o controle financeiro atualizado. Entretanto, quando esse pagamento é feito através de um boleto que vence apenas no final do mês, é mais complicado monitorar quando esse dinheiro efetivamente entra na conta bancária.

Por essa razão a emissão de boletos e conciliação bancária devem andar juntos. Quando isso não acontece, torna-se difícil manter um fluxo de caixa com saldo atualizado. Além disso, a conciliação também permite que você identifique quais pagamentos não foram efetuados dentro do prazo combinado.

A importância dos boletos e conciliação bancária

Mas por que a sua empresa deveria se preocupar com a emissão de boletos e conciliação bancária? Separamos uma série de motivos que ajudam a compreender a importância dessas atividades:

  • Diversificação das formas de pagamento. Quanto mais diversificadas forem as formas de pagamento oferecidas ao consumidor, maiores são as chances que ele encontre aquela com qual ele sente-se mais confortável para fechar a compra.
  • Segurança no recebimento. Além de prático, o boleto é muito seguro – tanto para a sua empresa quanto para o cliente que faz o pagamento.
  • Baixos custos. Os custos de um boleto são muito baixos tanto para a sua empresa quanto para o cliente – que não necessita ter um cartão de crédito que pode cobrar taxas de utilização.
  • Controles financeiros sempre atualizados. Com a conciliação bancária, você consegue manter os controles financeiros da sua empresa sempre atualizados e pode consultar as informações em tempo real.
  • Impactos indiretos em toda a empresa. Uma boa saúde financeira reflete em toda empresa, certo? Com saldos sempre atualizados, você tem mais segurança na tomada de decisão – seja para a compra de mercadorias para o estoque, investimentos em ações de marketing ou contratação de um novo funcionário.

Como facilitar a emissão de boletos e conciliação bancária com um ERP?

Por muito tempo a conciliação bancária foi realizada apenas de forma manual e muitas empresas continuam realizando esse procedimento comparando todas as operações do extrato bancário com as informações do seu controle financeiro. Entretanto, é possível economizar tempo e reduzir as chances de falha com a automação dessa atividade.

Com o uso de um ERP é possível fazer a emissão de boletos e conciliação bancária de forma automática. Esses softwares oferecem diversas funcionalidades que facilitam essas rotinas:

  • Sistema de conciliação automático que importa as movimentações da conta bancária para o software
  • Integração entre o controle financeiro e os extratos bancários
  • Emissão de boletos e acompanhamento das datas de vencimento para evitar fraudes
  • Utilização das informações do controle financeiro para outras áreas da gestão empresarial – como o controle de estoques, contabilidade e controle sobre as ordens de serviço

O 1Clic é um software de gestão para microempresas que permite a automação da emissão de boletos e conciliação bancária, além de diversas outras funcionalidades que contribuem para a gestão empresarial. Tudo isso em um layout responsivo de fácil utilização.

Você já conhecia essa forma de facilitar a emissão de boletos e conciliação bancária? Gostaria de conhecer melhor as funcionalidades do 1Clic? Então visite o nosso site!

Veja Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *