A sua empresa trabalha com a emissão de boletos e conciliação bancária? Muitas microempresas enfrentam dificuldades para efetuar o controle sobre os recebimentos de vendas efetuadas para clientes com o uso dos boletos – causando uma grande confusão nos controles financeiros e prejudicando o fluxo de caixa do seu negócio.

Esta é uma situação preocupante, pois quando um setor da empresa está desorganizado, todos os demais setores que são atingidos pelas decisões tomadas nessa área são afetados, por isso, tenha muito cuidado ao fazer a gestão das informações de um setor tão importante quanto o financeiro.

No mercado competitivo em que as empresas estão inseridas atualmente, existe uma grande necessidade de mostrar diferenciais da sua empresa em relação a concorrência para o seu cliente, certo?

Até mesmo a diversificação das formas de pagamento pode ser um fator decisivo na captação de novos consumidores e manter clientes mais antigos: cartão de crédito, transferência bancária, boletos bancários e serviços de cobrança externos são alternativas muito comuns.

Quanto mais opções e facilidades de pagamento a sua empresa oferece, mais fácil fica de agradar clientes dos mais diversos perfis, e que tem preferência e facilidade em acertar seus débitos em diferentes maneiras, porém é preciso fazer a gestão da emissão de boletos e conciliação bancária.

Mas depois de feita a emissão dos boletos, você sabe como se deve controlar o recebimento de todos os valores devidos?

Quando falamos sobre a emissão de boletos e conciliação bancária desses valores de pagamento para poucos clientes pode ser fácil controlar manualmente, mas imagine a bagunça causada por dezenas de vendas mensais, seu negócio fica muito mais suscetível a erros ocasionados por falha humana caso você permaneça realizando processos internos de gestão empresarial importantes, de maneira lenta e arcaica.

O negócio não precisa ser muito grande, mas quanto mais vendas, mais fácil fica para fazer confusão entre os boletos e conciliação bancária de pagamentos que entram no seu caixa, fazendo com que os dados do seu negócio fiquem imprecisos e que não tenham nenhum valor para análise e para acompanhamento dos números da sua empresa.

Se as informações sobre os setores da sua empresa estiverem bem organizadas e corretas, o retrabalho diminui, sobrando tempo para realizar atividades importantes para a saúde do seu negócio, o que aumenta a produtividade de maneira significativa.

Controlar os boletos e conciliação bancária proporciona um maior crescimento e desenvolvimento da sua empresa, fundamental para aumentar os lucros do seu negócio, o principal objetivo de qualquer empresário.

Neste artigo veremos como você pode facilitar a tarefa de emissão de boletos e conciliação bancária, para deixar o setor financeiro da sua empresa ainda mais organizado e deixar seu negócio muito mais competitivo. Confira algumas de nossas dicas!

Como fazer a conciliação bancária?

A conciliação bancária é o comparativo das movimentações que acontecem em uma conta bancária com os controles financeiros internos de uma empresa dentro de um determinado período de tempo.

Essa rotina é um elemento fundamental para evitar informações equivocadas nos controles financeiros – geralmente em decorrência de operações com cheques,  transferências bancárias ou pagamentos em boleto, aumentando as possibilidades de erro.

Quando você faz a venda de um produto e recebe o pagamento à vista em dinheiro é muito simples manter o controle financeiro atualizado, com informações de entrada de valores precisas e confiáveis.

Entretanto, quando esse pagamento é feito através de um boleto que vence apenas no final do mês, é mais complicado monitorar quando esse dinheiro efetivamente entra na conta bancária.

Por essa razão a emissão de boletos e conciliação bancária devem andar juntos. Quando isso não acontece, torna-se difícil manter um fluxo de caixa com saldo atualizado. Além disso, a conciliação também permite que você identifique quais pagamentos não foram efetuados dentro do prazo combinado.

Por que gerenciar boletos e conciliação bancária?

Existem diversas vantagens que uma boa organização no setor financeiro agrega dentro de uma organização. Mas por que a sua empresa deveria se preocupar com a emissão de boletos e conciliação bancária? Separamos uma série de motivos que ajudam a compreender a importância dessas atividades:

    • Diversificação das formas de pagamento. Quanto mais diversificadas forem as formas de pagamento oferecidas ao consumidor, maiores são as chances que ele encontre aquela com qual ele sente-se mais confortável para fechar a compra.
    • Segurança no recebimento. Além de prático, o boleto é muito seguro – tanto para a sua empresa quanto para o cliente que faz o pagamento.
    • Baixos custos. Os custos de um boleto são muito baixos tanto para a sua empresa quanto para o cliente – que não necessita ter um cartão de crédito que pode cobrar taxas de utilização.
    • Controles financeiros sempre atualizados. Com a conciliação bancária, você consegue manter os controles financeiros da sua empresa sempre atualizados e pode consultar as informações em tempo real.
  • Impactos indiretos em toda a empresa. Uma boa saúde financeira reflete em toda empresa, certo? Com saldos sempre atualizados, você tem mais segurança na tomada de decisão – seja para a compra de mercadorias para o estoque, investimentos em ações de marketing ou contratação de um novo funcionário.

Como facilitar a emissão de boletos e conciliação bancária com um ERP?

Por muito tempo a conciliação bancária foi realizada apenas de forma manual e muitas empresas continuam realizando esse procedimento comparando todas as operações do extrato bancário com as informações do seu controle financeiro. Entretanto, é possível economizar tempo e reduzir as chances de falha com a automação dessa atividade.

Com o uso de um ERP é possível fazer a emissão de boletos e conciliação bancária de forma automática. Esses softwares de gestão empresarial oferecem diversas funcionalidades que facilitam essas rotinas:

    • Sistema de conciliação automático que importa as movimentações da conta bancária diretamente para o software, dispensando a necessidade de acessar esses dados através do internet banking.
    • Integração entre o controle financeiro e os extratos bancários
  • Utilização das informações do controle financeiro para outras áreas da gestão empresarial – como o controle de estoques, contabilidade, controle sobre as ordens de serviço e demais operações deste cunho.

O 1Clic é um software de gestão para microempresas que permite a automação da emissão de boletos e conciliação bancária, além de diversas outras funcionalidades indispensáveis e que contribuem para a gestão empresarial completa de um negócio.

Tudo isso em um layout responsivo de fácil utilização, onde todos os setores da empresa estão integrados, facilitando além dos boletos e conciliação bancária, também o acesso a dados importantes para desempenhar atividades diárias com mais velocidade e gerar relatórios gerenciais com informações mais precisas e muito mais rápido do que buscar informações através de métodos menos tecnológicos.

A Ren9ve Softwares também proporciona um treinamento de qualidade para os usuários desta solução e um suporte atencioso para sanar qualquer dúvida que possa surgir durante a utilização deste sistema de gestão empresarial .

Você já conhecia essa forma de facilitar a emissão de boletos e conciliação bancária? Gostaria de conhecer melhor as funcionalidades que o ERP 1Clic tem para oferecer para a sua empresa? Então visite o nosso site!

Veja Também