Aumentar os lucros da sua empresa tem sido um desafio diário para você e seus colaboradores? Provavelmente você respondeu “sim” para esta pergunta, assim como grande parte dos empresários que sempre dá uma resposta positiva para essa questão. Aumentar os lucros é a meta principal em qualquer empreendimento.

É, por isso, que os gestores empresariais estão sempre procurando potencializar os resultados alcançados pelos seus negócios e elaboram diversas estratégias diferentes com essa finalidade. Porém, nem sempre os resultados realmente saem como esperado e em alguns casos não aparecem. Pois é, aumentar os lucros da empresa não é uma tarefa muito fácil!

É muito comum vermos organizações que focam todos os seus esforços em apenas um único objetivo – como aumentar o número de clientes ou melhorar a qualidade do produto oferecido. Entretanto, são inúmeros os fatores que exercem uma influência direta sobre os resultados alcançados ao final de um período, definindo se será possível aumentar os lucros da sua empresa ou não.

A lógica para aumentar os lucros da sua empresa é bem simples. Basta elaborar ações que consigam cumprir os seguintes objetivos:

  • Aumentar a quantidade de clientes ativos;
  • Potencializar a margem de lucro de cada venda;
  • Fidelizar os clientes e aumentar a frequência de compra.

No artigo abaixo, separamos 6 dicas fáceis e precisas para aumentar os lucros da sua empresa e alcançar todos os objetivos que você almeja para o seu negócio. Confira!

6 dicas para aumentar os lucros da sua empresa

O primeiro passo para aumentar os lucros da sua empresa é compreender que a gestão de uma empresa é composta por diversas atividades interligadas e todas elas contribuem para aumentar (ou diminuir) os resultados alcançados. Por melhor que seja o desempenho do setor de marketing, talvez a falta de atenção na contabilidade e nos demais setores comprometa os lucros.

É com base nessa lógica que criamos essas dicas para aumentar os lucros da sua empresa de maneira simples e rápida:

1. Compreenda como a sua empresa consegue ganhar dinheiro

Você sabe como a sua empresa ganha dinheiro? Quando um cliente faz a compra de um produto no valor de R$100,00, quanto desse dinheiro fica nos caixas da empresa? É preciso vender quantos produtos durante o mês para pagar todas as despesas e obter uma boa lucratividade? Essas perguntas são fundamentais para saber qual o faturamento da sua empresa.

Uma ótima forma de descobrir essas informações é buscando conhecer a margem de contribuição dos seus produtos, que pode ser calculada da seguinte forma:

Margem de contribuição = Preço de Venda – ( Custos Variáveis + Despesas Variáveis )

Esse cálculo mostra exatamente qual é a contribuição de cada produto para os resultados financeiros da sua empresa – o que é fundamental para compreender como a sua empresa está ganhando dinheiro.

2. Controle rigorosamente as finanças

Você já teve a impressão de que a sua empresa consegue vender cada vez mais produtos mas os lucros não aumentam no mesmo ritmo? O problema pode estar no controle adequados das finanças do seu negócio.

Aumentar os lucros da sua empresa é muito diferente de aumentar o faturamento obtido com as vendas. O lucro é tudo o que fica no caixa da empresa depois de subtraídas todas as despesas, certo? Por essa razão é muito importante que você tenha um controle financeiro que facilite o entendimento sobre os principais custos do negócio.

3. Tenha uma boa estratégia de retenção de clientes

A criação de estratégias de marketing para a atração de novos clientes é muito comum pelos empreendedores que desejam aumentar os lucros da sua empresa. Entretanto, mais importante do que conseguir atrair novos clientes é ser efetivo na retenção dos clientes já existentes.

Por que desperdiçar tantos recursos para atrair novos clientes quando você pode fidelizar aqueles consumidores que já compraram na sua empresa por um custo muito menor? Esse público já deu sinais claros de que possui muito interesse nos seus produtos ou serviços. Basta um pequeno empurrão para que eles voltem a consumir na sua organização.

Além disso, manter um cliente que a empresa já possui é muito mais econômico do que usar técnicas de atração de novos clientes. Os consumidores fiéis da sua marca também irão falar do seu produto e da qualidade que você tem a oferecer para terceiros e consequentemente, fazer com que essas pessoas se tornem também clientes da sua empresa.

4. Gerencie totalmente os estoques do seu negócio

A gestão adequada dos estoques de uma empresa é determinante para os resultados alcançados. Enquanto uma má gestão pode resultar no aumento das despesas e diminuição dos lucros, uma gestão assertiva otimiza a utilização dos recursos e garante que as operações possam fluir naturalmente.

5. Explore o up-sell e cross-sell

Você já ouviu falar sobre up-sell e cross-sell? Essas são duas estratégias que buscam aumentar o valor gasto por um cliente em uma compra (ticket médio). Veja como elas funcionam:

  • Up-sell: acontece quando você mostra ao cliente produtos de maior qualidade, encorajando esse usuário a gastar um pouquinho mais na sua compra, mostrando o quanto compensatório pode ser investir em algo um pouco mais caro e com uma qualidade realmente diferente.
  • Cross-sell: é a estratégia de oferecer aos clientes produtos complementares àqueles que eles estão adquirindo, aproveitando a oportunidade para realizar mais vendas e fidelizar esses clientes.

6. Utilize a tecnologia a seu favor

Você lembra que falamos sobre a importância de dar atenção a todas as áreas de uma empresa? É dessa forma que você consegue aumentar os resultados da equipe de vendas e diminuir despesas – encontrando o caminho para aumentar os lucros da sua empresa, e esse caminho é a integração de setores para facilitar o acesso às informações importantes da sua empresa.

Uma ótima forma de colocar isso em prática é com a utilização das ferramentas digitais que estão à disposição. Um ERP é um software de gestão integrada que aumenta o controle dos processos empresariais e interliga as atividades do seu negócio – incluindo contabilidade, financeiro, vendas, estoques, relacionamento com os clientes, logística de distribuição e demais operações.

Ao ter acesso às informações das operações de ponta a ponta, você consegue otimizar todas as rotinas internas e obter ganhos que refletem diretamente na lucratividade alcançada. Quanto mais ágil e claro for esse processo, mais a sua produtividade cresce e maiores são os ganhos obtidos pela sua empresa, alcançando seu objetivo principal de aumentar os lucros da sua empresa com software de gestão, além de facilitar a execução de operações internas cotidianas.

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